Tuesday, July 5, 2011

Primeiro dia

Estou cansadissima. Foram duas horas até Bruxelas, 3 horas de espera, 1 hora de vôo até Frankfurt, corrida pra pegar o vôo pra Sao Paulo, 11 horas num aviao e todos sabem como atualmente é desconfortavel viajar de aviao. Os lugares diminuiram de tamanho, o serviço anda muito pior, realmente esta na hora de inventar logo a teleportaçao.

Chegando a Sao Paulo, na fila do passaporte ouço um grupo de três brasileiros que conversam e um deles, um garotao de uns 20 e poucos anos, dizer que com americana a gente faz o que quer, elas topam tudo, o que o cara pedir, e que as brasileiras ficam "regulando o negocio". Tinha uma garota no grupo que concordava ou nao dizia nada... quanta abobrinha. Tinha esquecido esse machismo ignorante. Nao que nao tenha machista la fora, deve ter, mas o fato é que aqui ouço muitas coisas do gênero. Talvez falemos mais o que os outros pensam, nao sei, mas que me deixa furiosa, isso deixa.

Mas a critica do dia é a falta de respeito das leis de trânsito, gente ultrapassando pela direita, sem pisca-pisca, e o pior, ninguém da' prioridade ao pedestre, aquela faixa nao parece querer dizer nada pra ninguém, que falta de civismo. Preciso tomar muito cuidado, foram 22 anos morando em dois paises onde o pedestre é mais que respeitado, temido :) Pensou em atravessar a rua, ja esta todo mundo parando o carro!!!

Mas que coisa maravilhosa encontrar uma vendedora das lojas Pernambucanas que se prontifica a me ajudar a carregar um monte de sacolas gigantes até o taxi que me esperava, fora da loja, a meia-quadra dali. E que prazer me da' ouvir criancinhas falando português! Uma mocinha perguntava na rua quem queria um chip de uma operadora de telefone de graça (deve ter uma pegadinha, claro) e um senhor diz "nao quero, nao, obrigado", ao que ela responde "claro, obrigada" e ele de novo "obrigado eu". Toda essa troca de delicadezas me lembra o que me falaram um dia em Osaka, quando éramos um grupo enorme de estudantes do mundo inteiro, e um professor me falou como ele tinha achado os estudantes brasileiros super educados, gentis, prestativos, respeituosos, ele nao poupou elogios.

Foi um bom dia, mas agora é hora de dormir o sono dos justos e dos simpaticos. :)

No comments:

Post a Comment